sexta-feira, 23 de março de 2012

Penitenciária de Senador Guiomard será inaugurada em abril

A unidade prisional de Senador Guiomard já tem data para inauguração: 9 de abril. O nome do presídio ainda não foi definido. Ele tem capacidade para 588 presos, que serão transferidos do complexo penitenciário de Rio Branco para o município vizinho. A obra está em fase de conclusão e vai dividir com a Unidade de Recuperação Social Francisco de Oliveira Conde, da capital, o alojamento dos reeducandos, contribuindo para diminuir a lotação prisional de Rio Branco.
Em todo o Estado a população prisional é de aproximadamente 3,8 mil pessoas, sendo que 2.952 (mais de 77%) estão em Rio Branco. Segundo o diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Augusto da Silva, os presos que serão transferidos para a unidade de Senador Guiomard serão selecionados no chamado Chapão da Francisco de Oliveira Conde (Unidade de Regime Fechado 1), entre os reeducandos que estão na faixa etária dos 18 aos 29 anos.
Cruzeiro do Sul - As obras de reforma de uma das unidades do complexo penitenciário foram aceleradas para receber os presos da Unidade Guimarães Lima, que foi intertidada pela juíza da vara de Execuções Penais do município. A reforma no pavilhão em que os 177 presos estão, e que foi interditado, não poderia começar até que as obras de uma outra unidade - que vai receber esses reeducandos para que seja possível reformar o prédio - fosse concluída.
O Iapen vai monitorar 57 presos em regime semiaberto, que estão cumprindo pena no pavilhão interditado, por meio eletrônico. “Como é uma obra do sistema penitenciário, é necessária a observação de alguns cuidados técnicos, principalmente para evitar fugas e garantir a segurança dos detentos, visitantes e servidores”, explica Silva.
Fonte: Agência de notícias do Acre