sábado, 7 de novembro de 2009

Abuso de Poder, ou será ditadura?

Quando leio, tenho a sensação de estar na mais terrível ditadura e não em uma democracia, como o Instituto de Administração Penitenciária tem coragem de propor isso aos acreanos, funcionários públicos, pessoas de bem e pais de familia. Pra quem temia a volta da ditadura, ela voltou e começou com os Agentes Penitenciários do Acre. E quem não gosta de ver/ler cenas fortes não siga lendo essa matéria.

Bloglog
Art. 4º São transgressões disciplinares do servidor puníveis com advertência:

IV - lançar, em livro oficial de registro, anotação, denúncia, reivindicação ou qualquer outra matéria estranha à finalidade dele, quando não se configurar transgressão mais grave;

Art. 5º São transgressões disciplinares puníveis com suspensão:

II - de seis a dez dias:

a) freqüentar, sem razão de serviço, lugar incompatível com o decoro da função penitenciária;

b) faltar ao serviço ou deixar de participar, à autoridade a que estiver subordinado, a impossibilidade de comparecer;

f) utilizar uniforme, brasão, símbolos ou qualquer referência visual identificatória ao sistema penitenciário fora de horário e locais de trabalho;


IV - de dez a vinte dias:

a) retirar, inutilizar, sem prévia autorização da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;


b) faltar com a verdade no exercício de suas funções, por malícia ou má-fé;

c) apresentar maliciosamente relato ou representação;

e) indicar ou insinuar nome de advogado para atuar em procedimento administrativo em trâmite no órgão a que pertença o servidor;

V - de vinte a trinta dias:

a) manifestar-se, sem estar autorizado, sobre procedimentos internos instaurados no âmbito da repartição, que estejam sob a sua responsabilidade ou que deles participe ou tenha conhecimento;

c) aconselhar ou concorrer para não ser cumprida qualquer ordem de autoridade competente, ou para que seja retardada a sua execução;

d) simular doença para esquivar-se ao cumprimento de obrigação;

e) provocar a paralisação, total ou parcial, do serviço, ou dela participar;

i) dirigir-se ou referir-se à superior hierárquico de modo desrespeitoso;

k) levar ao conhecimento de outro setor ou órgão assunto relacionado com a sua atividade sem antes submetê-lo aos seus superiores;

VI - de trinta a quarenta dias:

c) utilizar-se do anonimato para qualquer fim;

VII - de quarenta a sessenta dias:
a) divulgar sem a devida autorização, por meio da imprensa escrita, falada ou televisionada, ou na rede mundial de computadores, fato ocorrido na repartição ou propiciar-lhe a divulgação;

c) publicar, sem ordem expressa da autoridade competente, documento oficial ou ensejar a divulgação de seu conteúdo, no todo ou em parte, exceto no que se refere a informações públicas;

g) utilizar equipamentos ou documentos oficiais como instrumento de manifestações partidárias, de classe, e políticas de apreço ou repúdio;

VIII - de sessenta a noventa dias:

Art. 6º São transgressões disciplinares, puníveis com demissão:

I - indispor servidores contra os seus superiores hierárquicos ou provocar, velada ou ostensivamente, animosidade entre aqueles;

III - prestar serviço de segurança ou assessoramento a particular, valendo-se ou não da condição de servidor penitenciário;

Art. 8º Quando o servidor, mediante mais de uma ação ou omissão, transgredir mais de um dispositivo disciplinar, será punido com as respectivas sanções, cumulativamente.

Art. 9. Se o servidor, mediante uma só ação ou omissão, praticar duas ou mais transgressões, idênticas ou não, aplicar-se-á a mais grave das sanções cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um terço até a metade.

Art. 10. Quando o servidor, mediante mais de uma ação ou omissão, praticar duas ou mais transgressões e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, as subseqüentes tiverem sido reconhecidas como continuação da primeira, aplicar-se-á a sanção de uma só delas, se idênticas, ou da mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.

Art. 15. A penalidade de suspensão, que não excederá a noventa dias, implica o afastamento do exercício do cargo e a perda da remuneração equivalente aos dias de cumprimento, durante o qual não haverá contagem de tempo de serviço.

§ 1º A suspensão implica o recolhimento de carteira funcional e de equipamentos pertencente ao órgão e acautelada ao apenado e a suspensão do porte de armas, se existente.

Art. 18. A cassação de aposentadoria ou de disponibilidade será aplicada ao servidor que, em atividade, praticar transgressão disciplinar sujeita à penalidade de demissão.

Escrito pelo Agepen Adriano

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gladson quer votar projeto que cria polícia penal


A sugestão partiu de um agente penitenciário de Cruzeiro do Sul e traduzia a vontade de toda a categoria no Estado. Atendendo a solicitação, o deputado Gladson Cameli(PP) ingressou, em Brasília, com um requerimento junto á Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pedindo a inclusão na pauta de votação do plenário da Proposta de Emenda Constitucional (PEC)n°3008/2004. A PEC cria as polícias penitenciárias em nível federal e estadual . Segundo o deputado, a medida profissionaliza uma categoria para tratar de um setor específico da segurança da população.
Gladson considera a proposta uma contribuição significativa para o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública brasileira, já que libera os integrantes das policias civil e militar dos encargos da atividade carcerária como guarda, escolta e recaptura de condenados ou custodiados. A idéia, de acordo com o deputado, é preservar as polícias para suas atribuições naturais, como policiamento ostensivo , sob responsabilidade da Polícia Militar, e a apuração das infrações penas cometidas,a cargo da Civil.”A nova polícia terá, pela PEC, uma qualificação setorizada, o que pode contribuir decisivamente para o reordenamento do sistema penitenciário nacional”, afirma o parlamentar.”Por isto mesmo resolvi vestir a camisa desta causa”.

A PEC n°308/2004 transformaria os atuais agentes penitenciários em policiais penitenciários, criando uma identidade á categoria. A medida profissionalizaria o setor, evitando a aproximação perniciosa entre agentes de segurança e apenados .Por outro lado, também prepararia o policial para um tratamento adequado e seguro para a promoção e inclusão social dos aprisionados.Para o deputado,o importante é que a PEC é unanimidade entre os agentes penitenciários de todo o país e pode melhorar substancialmente o atual quadro crítico do sistema carcerário brasileiro,”além de contar com a adesão de um grande número de deputados”.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Farsa sobre as obras da estrada de Cruzeiro do Sul é desmascarada em perseguição a assaltantes de Feijó



05/11/2009 : 11:52
A pirotecnia do governo do PT e dos membros na Frente Popular do Acre, sobre a conclusão da pavimentação da estrada até Cruzeiro do Sul, seja concluída até 2010, foi colocada por terra, pelas imagens das emissoras de televisão e fotografias de profissionais de jornais impressos, que acompanham os serviços das policias na tentativa de capturar a quadrilha de assaltantes, que invadiu a agência do Banco do Brasil, em Feijó.
As campanhas publicitárias, comandadas pela Companhia de Selva, empresa que agora também se aventura no ramo da construção civil, levam aos acreanos, imagens falsas da estrada, informando de maneira errônea o avanço das obras de pavimentação e construção de pontes no trecho entre os municípios do Vale do Purus.
No caminho das equipes, foram encontrados vários caminhões, que arriscam voltar de Cruzeiro do Sul, todos com mais de uma semana, tentando vencer os atoleiros e condições precárias da estrada que tem impulsionado os primeiros passos da campanha eleitoral do PT para as eleições de 2010.
O quadro é desolador. Os canteiros de obras, abetos para fotografias e imagens para a publicidade oficial, estão abandonados, máquinas quebradas e muito material se estragando, entregue a ação das chuvas e do tempo.
Dou outro lado, policiais desaparelhados, lutando para capturar seis assaltantes armados com metralhadoras, fuzis e muita munição. Em um dos postos policiais, um agente mostrou a equipe do folhadoacre.com, uma pistola, velha e enferrujada, com apenas três balas no pente, esperando um grupo bem armado que avança na estrada, em direção ao município de Sena Madureira, frágeis barreiras, montadas por um comando que desconhece as medidas de segurança pública expondo os despreparados policiam a ação de um grupo bem armado e disposto tudo para empreender fuga.

As inverdades das campanhas publicitárias do governo petista e as peças montadas pela “Companhia de engenharia e publicidade de Selva”, maquiam a realidade sobre a conclusão da estrada de Cruzeiro do Sul, induzindo a população do Estado, a acreditar que em 2010, as obras serão entregues.
Tudo indica que os assaltantes serão vencidos pelo cansaço, já que se captura dependesse da estrada e armamento oferecidos pelo governo do PT, jamais veríamos nenhum dos bandidos presos. O único preso se entregou, exausto e com fome, pela fuga nas matas do Vale do Purus.
Outras informações, não confirmadas, dão conta que o primeiro suspeito preso, se encontra na UTI do Hospital Santa Juliana. O trabalhador rural foi capturado e espancado para confessar a participação no assalto ao bando em Feijó.

Ray Melo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PEC 308 ENTRA NA PAUTA DE VOTAÇÃO DA CÂMARA!

Agora é fato: a PEC 308, proposta de emenda constitucional que cria a Polícia Penal, já entrou na pauta de votação da Câmara dos Deputados. O site da Câmara divulga a pauta prioritária desta semana (3 a 5 de novembro) e inclui propostas que devem ser tratadas após as prioridades - dentre elas, está a PEC que cria a tão sonhada Polícia Penal.
"Essa é uma ótima notícia. Há quatro anos estamos lutando por isso. Pode até ser que a PEC não seja votada nesta semana, porque são comuns as alterações de pauta. Mas temos notícia de que essa primeira votação vai ocorrer ainda em 2009, possivelmente ainda neste mês de novembro. E nesse dia histórico o SIFUSPESP estará lá, como sempre esteve em defesa da Polícia Penal junto com os companheiros sindicalistas de todo o país", disse o presidente do SIFUSPESP, João Rinaldo Machado.
Elaborada em 2004 pelo deputado Neuton Lima, a PEC 308 recebeu parecer favorável de todas as comissões pelas quais passou: a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (relatora: deputada Denise Frossard); e da Comissão Especial (relator: deputado Arnaldo Faria de Sá).
No início deste ano, representantes sindicais de vários estados brasileiros se uniram, sob coordenação da Febraspen, para pressionar os parlamentares a colocarem a proposta em votação. O resultado é que mais de 50 deputados federais fizeram requerimento à presidência da Câmara que se incluísse a PEC 308 na pauta de votação. Além disso, os sindicalistas visitaram todas as lideranças da Câmara, conseguindo apoio e o compromisso de votar a favor da proposta.
"A PEC já deu muito trabalho para nós, que lutamos pela sua aprovação. Mas o que importa é que a proposta é boa para a categoria, e agora conseguimos convencer as lideranças da Câmara e colocá-la na pauta de votação. Todos nós estamos de parabéns, mas é bom lembrar que o trabalho continua. Só vamos descansar quando a Polícia Penal for uma realidade para todos os funcionários do sistema prisional do país", conclui João Rinaldo.

Fonte: SIFUSPESP

Segurança Pública proíbe custódia de presos em delegacias

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 4051/08, da deputada Marina Maggessi (PPS-RJ), que proíbe a utilização das dependências da Polícia Civil para custódia de presos, mesmo que temporariamente. A proposta altera a Lei de Execução Penal (7.210/84).

O relator da matéria na comissão, deputado Francisco Tenorio (PMN-AL), defendeu a aprovação da medida. "As delegacias de polícias não são, de fato, locais constitucionalmente designados para a custódia de presos, quaisquer que sejam eles", ressaltou.

O parlamentar apresentou emenda, também aprovada pela comissão, definindo que o preso ficará na delegacia só até a lavratura do auto de prisão em flagrante e a assinatura da nota de culpa pela autoridade policial. Após a entrega da referida nota ao preso, ele será imediatamente transferido para o sistema prisional.

Fonte: Agência Câmara

Agente penitenciário denuncia perseguição de policiais militares ao Ministério Público

04/10/2009

Um Agente penitenciário que foi preso pela Polícia Militar sob acusação de estar com sintomas de embriaguez e armado denunciou os militares no Ministério Público. A prisão aconteceu na madrugada da última segunda-feira (28), na Vila São Cristóvão, quando policiais de uma viatura comandada por um tenente da Polícia Militar e composta por um sargento e um cabo da PM realizavam patrulhamentos pelo bairro e, quando passaram pela rua José Prata Sobrinho, eles avistaram um veículo Fiat Siena, de cor preta, com placas de Uberaba, que estava estacionado. Segundo informações da PM, os policiais abordaram o veículo e perceberam que o condutor estava com sintomas de embriaguez. Eles tentaram realizar buscas pessoais no jovem, que foi identificado como sendo o agente penitenciário F.M.S., 23 anos, que se recusou às buscas e também a fazer o teste do etilômentro (bafômetro). Os militares realizaram buscas no interior do veículo e encontraram um revólver Pistola Bereta calibre 635, municiada com projéteis. Diante dos fatos, o veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado do Detran, a arma foi apreendida e o agente penitenciário foi preso, levado para a delegacia e apresentado ao delegado de plantão, onde prestou depoimentos e foi liberado.
O agente procurou a reportagem do JORNAL DE UBERABA e disse que foi vítima de humilhação e abuso de autoridade por parte dos policiais. Ele contou também que foi algemado sem necessidade, que em momento algum xingou ou faltou com respeito a alguns dos militares, além de ter sido conduzido sem motivos. O agente relatou também que seu veículo estava com a documentação correta e que o carro foi apreendido sem motivos.
F.M.S. disse que não possui antecedentes criminais, que foi tratado como um delinquente, um marginal ou qualquer outro bandido de qualquer espécie. "Eu fui humilhado e abusado, sou um cidadão e trabalhador e não merecia esse constrangimento, faço parte da segurança pública e entrei com uma denúncia no Ministério Público, para que esses policiais paguem pelo que fizeram comigo e não façam com mais ninguém", desabafou o agente.

Fonte: jornal de Uberaba

Agente penitenciário


Agente penitenciário (ou agente de segurança penitenciária) são pessoas que trabalham no interior de penitenciárias, presidios e centros de detenções. O Agente Penitenciário desempenha as mais diversas funções que vão desde cuidar da segurança da penitenciária, evitar fugas, revistar presos e visitantes, receber documentos referentes às penas, conduzir presos a audiências e a atendimentos médicos até administração do patrimônio do estado. O ingresso na profissão se dá através de concurso público. Em 2003 o porte de arma foi autorizado ao Agente Penitenciário, através da Lei nº 10.826/03, a nível federal. A secretaria de Administração Penitenciária de Sáo Paulo criou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) formado por agentes penitenciários que recebem o mesmo treinamento da policia de choque como técnicas de intervenções, controle de distúrbios civis, operações táticas e de invasões de prisões, além de treinamentos e técnicas especiais. Devido ao maior contato com presos e a permanecia dos mesmos em presídios um eventual rebelião pode ser dissolvida mais rápido antes mesmo da chegada da PM. O cargo de Agente Penitenciário é constantemente confundido com o de carcereiro da Policia civil, porém, apesar das mesmas funções são de instituições diferentes. No entanto o Agente tem o poder de polícia. Existe Projeto de lei federal para transformar o cargo de Agente Penitenciário em Polícial Penal com algumas alterações nas funções.O que é Polícia Penal?

O que é PEC 308/2004 ?

Para que serve a Polícia Penal ?

Serve para legitimar, constitucionalmente, todo o trabalho do Agente de Custódia e provavelmente todos – ou quase – os Agentes que desempenham atividades penitenciária. Além disso, teremos a padronização Nacional dessas atividades, o que impedirá que o sistema seja tratado a bel prazer de governadores descomprometidos, pois será uma Instituição com vida própria, independente da secretaria em que esteja agregada ou da política de governo que terá que respeitar as regras do padrão estabelecido.

O que muda ?

Com a constitucionalização da polícia penal Muda quase tudo. Por isso, há muito é um dos maiores sonhos de vários sindicalistas que almejam uma Categoria forte, respeitada, treinada, equipada, estruturada e acima de tudo valorizada. Se aprovada, tudo na esfera penal será responsabilidade da “Polícia Penal” . Como nas demais polícias, poderemos contar com policiais penais de Segurança internas e externas, escoltas, peritos, legistas, escrivães, assistentes sociais, psicólogos, etc. Enfim: são novas especializações necessárias à execução penal do mesmo modo que outras áreas que fazem parte do ciclo “ Segurança Pública”, conforme esclarece o cientista da área, Cel/PM/MG Amauri Meireles.

O que acontece com a secretaria ou com o orgão competente hoje ?

Nos estados que não existe secretaria própria, o Órgão “Polícia Penal” poderá ser agregado em qualquer secretaria que julgar adequada para gerir ou criar uma secretária própria para o sistema penal.

O fato é que o órgão “Polícia Penal” terá sua estrutura e quadro próprio com padrão definido por Leis Federais, independente da secretaria a qual esteja agregada.

Aplicar a força da lei sobre aquele que a desrespeita ou em favor daquele lesado, quer seja cidadão ou preso.

Por tudo isso, conclamamos todos os servidores do Sistema Prisional que engajem nessa luta de todos, mobilizando a família, parentes, amigos, a comunidade, os seguimentos políticos e sociedade organizada (OAB/Sindicatos/Pastoral/Associações/etc) para que nos apóiem e assinem o abaixo-assinado eletrônico.

Anonimato nunca mais !

POLÍCIA PENAL, JÁ !!!

Origem: Wikipédia

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PM é assassinado em Cruzeiro do Sul


O aluno sargento da policia militar do Acre, Francisnato, de 36 anos, foi assassinado no município de Cruzeiro do Sul, cidade distante de Rio Branco à 640 KM. O crime ocorreu na noite de sábado (31), quando o militar na companhia de seu superior o sargento Ferreira, foram atender uma ocorrência na zona rural de Cruzeiro. Ao chegaram no local a guarnição foi abordada por um disparo de arma de fogo, o tiro da espingarda atingiu o peito e o pescoço de Francisnato que não resistiu e morreu no local.

O sargento Ferreira, ainda tentou evitar a morte do colega de farda, contendo o sangramento, mas não obteve êxito. O assassino fugiu pela mata deixando a arma do crime. A policia já identificou quem efetuou o disparo e matou o PM. Nesse momento vários soldados estão realizando buscas pelo local com objetivo de capturar o assassino, entretanto, o local é de difícil acesso e fica distante da cidade cerca de 3 horas.

O corpo do militar está sendo velado em sua residência, localizada no Bairro Remanso. O enterro está marcado para ocorrer nesta segunda feira (2), ainda pela manhã.

Redação,
Do oriobranco.net

domingo, 1 de novembro de 2009

Criminosos usam crianças para entrar com celulares em presídios


Detentos de presídios paulistas aliciam meninas de até 10 anos para o trabalho
Após as denúncias, revista íntima passou a ser obrigatória para toda visita.
Meninas de até 10 anos são usadas para burlar a vigilância e fazer com que telefones celulares sejam entregues para detentos de presídios paulistas. Uma investigação sigilosa da Polícia Civil e do Ministério Público apura a ocorrência do crime na penitenciária de segurança máxima em Presidente Venceslau, que abriga mais de 700 condenados.O principal objetivo da investigação é saber quais são os presos que estão aliciando meninas para entrar na cadeia com celulares escondidos no corpo. "Antes a gente escutava falar de meninas de 17 e 18 anos. E agora não, eles não estão respeitando nem as crianças", revela Daniela Farias, conselheira tutelar.
Em uma penitenciária, em Mirandópolis, a 160 quilômetros de Presidente Venceslau, uma outra menina de 13 anos também foi flagrada levando celular para bandidos. Há suspeitas de que um grupo - liderado por uma mulher - seja o principal intermediário entre os presos e as crianças da região. Por R$ 500
Há menos de um mês, uma adolescente de 13 anos foi flagrada com um celular no momento em que passava pela revista íntima em Presidente Venceslau. Ela conta que foi contratada pela irmã de um dos presos, para se passar por sobrinha dele, em troca de R$ 500. Esse criminoso já foi identificado. "Tinha muita vontade de conhecer a cadeia. Eu acabei me empolgando e levei", conta a menor. Ela vai ficar em liberdade, mas acompanhada regularmente por uma equipe do conselho tutelar. Para a mãe, a atitude da filha foi uma surpresa.

"Eu realmente não esperava que ia chegar nesse ponto, eu não esperava. Ela ainda é uma criança, ela ainda vai pela cabeça dos outros", lamenta a mãe da menor. Existem denúncias de que até uma menina de 10 anos chegou a ser aliciada pelos presos de Presidente Venceslau.

Na penitenciária de segurança máxima, entre outros detentos, estão Wanderson de Paula Lima, o Andinho, seqüestrador condenado a mais de 400 anos de prisão, Julio César de Moraes, o Julinho Carambola, e Marcos Camacho, o Marcola, chefes da quadrilha que age dentro e fora das prisões do estado de São Paulo.

Novo procedimento
Todos os visitantes adultos que chegam à penitenciária passam por uma revista rigorosa. Depois de tirar as roupas, precisam sentar em um banco equipado com um detector de metais. É ele que avisa aos agentes se há celulares escondidos. Um procedimento que só agora, depois da descoberta do aliciamento de menores, passou a ser obrigatório também para as crianças.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), quando há casos graves, a direção de cada unidade tem autonomia para definir medidas que reforcem a segurança, mesmo que essas medidas digam respeito a menores de idade. Nos fins de semana, cerca de 300 pessoas passam pela cadeia, para visitar os presos, 10% são crianças.

Funcionários
Além da investigação que apura o aliciamento de meninas, existe uma outra para saber se funcionários recebem suborno para entregar celulares aos criminosos. "Não tenho dúvida nenhuma de que hoje o celular se constitui na maior arma que o crime organizado tem", avisa o promotor André Luiz Felício.
No ano passado, um agente do grupo de elite de Presidente Venceslau, criado para conter fugas e rebeliões, foi preso com 16 celulares. Ele confessou que cada aparelho lhe renderia R$ 2 mil. Um funcionário, de uma outra penitenciaria, que não quer ser identificado, diz que corrupção é algo comum nas cadeias paulistas. "Para um funcionário corrupto, é um prato cheio. Ele fala assim: dois, três celulares que eu levo por mês para dentro da cadeia, eu ganhei o dia", afirma o agente.

Um caderno - obtido com exclusividade pelo Fantástico - foi encontrado em um outro presídio de segurança máxima da região. Escrito pelos próprios presos, o diário circulava livremente entre as celas. Em um trecho, uma ordem: os parentes não podem trazer nenhum tipo de entorpecente ou armas. A explicação: existem outros meios para fazer isso. Um preso escreve: "estamos agindo na maior disciplina e com inteligência".

"Os outros meios" seriam, segundo o Ministério Público, uma referência a advogados e a agentes penitenciários que recebem dinheiro para cumprir ordens dos criminosos. "O único contato que ele tem é com funcionário, com advogado e com visita, e essa oportunidade para ele sempre vai ser uma oportunidade de corromper essas pessoas", esclarece o promotor.

Investimento
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária afirma que quando a corrupção é comprovada, o servidor é demitido. Diz ainda que intensificou as revistas e que houve um investimento de R$ 34 milhões na compra de equipamentos, como raio-x e detector de metais. A polícia já sabe que presos de outras cadeias do oeste paulista estão usando o mesmo esquema de aliciamento de menores.

Do G1, com informações do Fantástico

Segurança pública


Ao destacar a preocupação dos brasileiros com a falta de segurança, Gerson Peres (PP-PA) cobrou medidas concretas para a solução do problema, entre elas, a reformulação orçamentária da área de segurança pública. Na opinião do parlamentar, os recursos devem ser destinados às polícias, à Justiça e ao sistema penal, e vinculados à ressocialização de mulheres, homens, jovens e adolescentes. Peres também defendeu a aprovação da PEC 300/08, que transforma o salário dos policiais militares e bombeiros do Distrito Federal em piso das duas categorias nos demais estados; e da PEC 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais. Na opinião de Peres, a aprovação das duas propostas permitirá maior êxito na luta pela redução imediata da insegurança social no País.

Jovem de 20 anos é baleada em tentativa de assalto e fica tetraplégica

Por volta das 23h desta quarta-feira, 28 um casal de namorados retornava da Igreja quando o jovem Denis estacionava a moto em frente à casa da namorada, na quadra 11 do Conjunto Castelo Branco, um desconhecido se aproximou do casal e sacou de uma arma e anunciou o assalto.

Sem que o casal reagisse o assaltante aplicou uma coronhada na cabeça do rapaz. Ao efetuar a coronhada no rapaz a arma do assaltante disparou um tiro que atingiu o tórax da jovem Etienne Souza de Holanda, 20 anos.

Sem pensar o namorado de Etienne tentou segurar o assaltante que saiu correndo em fuga, sendo perseguido por Denis e outras pessoas que passavam na rua.

Enquanto corriam as pessoas gritavam por socorro, quando apareceu um mototaxista e os jovens pediram ajuda ao mototaxi no sentido de segurar o assaltante.

Mas segundo informações das testemunhas o mototaxista ao invés de atender ao pedido de socorro das vítimas deu fuga para o assaltante.

Jovem sobrevive, mas ficará tetraplégica

Uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu socorreu a moça atingida com o tiro efetuado pelo assaltante e é encaminhada ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado grave.

Por volta das duas horas da madrugada desta quinta-feira, 29, familiares de Etienne , que aguardavam noticias do estado de saúde da jovem, foram informados pela equipe médica que atendeu a jovem, que todos os procedimentos para salvar a vida de Etienne foram tomados com sucesso, mas a bala teria ficado alojada na medula e que a jovem comprometendo definitivamente todos os movimentos dos membros superiores e inferiores.

A bala teria perfurado um pulmão da vítima e ficado alojada no meio da medula deixado a vítima de tentativa de assalto tetraplégica.
Escrito por Redação/ Felix Neves