sábado, 8 de setembro de 2012

Agentes Federais treinam agentes e PM na Casa de Custódia

Curso é composto por aulas teóricas e práticas e abrangem temáticas

Foi realizada nesta sexta-feira (31), na Casa de Custódia, a aula prática do curso de Operação de Choque (COPC) para agentes penitenciários e policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especiais (RONE).
O curso está sendo realizado por Agentes Penitenciários Federais do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN e tem como objetivo a capacitação dos agentes penitenciários e policiais da RONE, transferindo métodos e experiências de sucesso realizadas pelo Sistema Penitenciário Federal.

O curso de Operação de Choque em presídios é composto por aulas teóricas e práticas e abrangem temáticas que vão desde a intervenção em presídios a armamentos e munição.


Fonte: http://180graus.com/geral/agentes-federais-treinam-agentes-e-pm-na-casa-de-custodia-556901.html

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Governador Tião Viana convoca 138 agentes penitenciários

O governador Tião Viana anunciou na tarde desta quarta-feira, 5, a convocação dos 138 agentes penitenciários concursados no processo seletivo de 2008. A publicação no Diário Oficial, segundo o diretor presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Dirceu Silva, será feita na próxima semana devido aos feriados do Dia da Amazônia e Sete de Setembro. Os profissionais, após a formação necessária, serão lotados em Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.


“Sei da expectativa e da esperança que todos estavam e conseguimos juntos achar uma forma, um caminho para essa incorporação profissional. Não foi fácil, mas vencemos. Faremos o máximo para respeitar os direitos humanos dos presos e dos profissionais mas saibam que vocês não vão lidar com freiras e ao fazer o concurso assumiram a dificuldade que o cargo impõe. Mas saibam que vocês têm no governo uma mão estendida e amiga”, comentou o governador Tião Viana.

Tião Viana aproveitou para falar sobre a política salarial da categoria: “será feita dentro dos limites. Não faremos nada além do que podemos, nem abaixo do que podemos. Pode haver quem ganhe mais ou quem ganhe menos, mas isso é de acordo com cada concurso que prestaram”, disse.

O presidente do Iapen deu as boas vindas, falou da alegria de poder convocar os novos agentes. “Vamos torcer para que a trajetória profissional de vocês seja de sucesso”, comentou Dirceu.

Joel Jonas comemorou a notícia tão esperada. “Foram quatro anos de espera, uma aflição grande, algumas pessoas estavam desempregadas. Vamos entrar num sistema prisional falho, mas com compromisso creio que muitas coisas podem se resolver. Agora nós podemos dizer que somos funcionários e vamos dar o nosso melhor”, comentou.

O concursado Israel Melo da Silva é um dos que estavam desempregados. “Esperamos muito, tivemos medo de não sermos convocados, mas Deus no agraciou, através do governador Tião Viana, com esta oportunidade e estamos muito felizes”.

Serão lotados 50 agentes em Rio Branco e Senador Guiomard, 40 em Cruzeiro do Sul, 16 em Sena Madureira e 25 entre Tarauacá e Feijó.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tecnologia desenvolvida por agentes penitenciários do MS é empregada em presídios federais do País


Os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul, Wagner Faria França e Alexandre Oliveira de Albuquerque estão montando em outros estados tecnologia de gerenciamento de unidade prisional que foi desenvolvida no Estado. Todo processo anteriormente a esta criação era feito por meio de planilhas no programa Excel ou em arquivos de papel. Agora tudo é online.

Num primeiro momento o software denominado Siapen (Sistema Integrado de Administração Penitenciária) foi implantado em unidades de Mato Grosso do Sul, sendo a primeira no Instituto Penal de Campo Grande e posteriormente em outros presídios. Depois disto o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) tomou conhecimento por meio do então diretor do Presídio Federal de Campo Grande. Os dois agentes foram então convidados a instalar o sistema em quatro penitenciárias federais (Campo Grande, Catanduva/PR, Mossoró/RN, Porto Velho/RO) além de presídios distritais de Brasília.

Com o sistema de gerenciamento de unidades prisionais é possível online comandar e saber sobre todas as movimentações nas instalações como foto dos presos, módulo de inteligência, armas, entrada e saída de internos, georreferenciamento, portaria, confere dos internos, atendimentos psicossociais, atendimentos jurídicos, médicos, entrada de visitantes com carteirinha de código de barra.

Para dar um exemplo da importância do sistema, um dos maiores problemas do sistema penitenciário nacional é saber em que unidade prisional está determinado condenado. Com o software desenvolvido por Wagner e Alexandre isto é possível em segundos. Além disso, é possível controlar quantos presos vão ter direito a progressões de pena e em que data; tudo com precisão.

A reportagem apurou que os dois agentes penitenciários estaduais de MS estão trabalhando agora em conjunto com 12 agentes penitenciários federais. Existe convite para instalar o software em outros estados, porém isto vai depender da orientação do Depen.

De acordo com o chefe de inteligência da Depen e ex-diretor do presídio federal de Campo Grande, Washington Clark dos Santos o projeto está sendo desenvolvido com os agentes penitenciários de MS com outros 12 agentes penitenciários federais. Outro sistema ainda mais preciso está em desenvolvimento com os agentes Wagner e Alexandre. É uma combinação de conhecimentos. As empresas já possuem algo semelhante e agora é estudada a integração do que já existe no ramo privado com a ferramenta deles (agentes do MS). Depois de tudo pronto será apreciado no âmbito superior como, por exemplo, o Ministério da Justiça.

Pai de preso tenta entrar com 21 celulares em penitenciária de alta segurança


O pai de um detento tentou entregar um carregamento com 21 celulares destinado a presos de alta periculosidade confinados na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc, 55 km de Porto Alegre). A apreensão foi realizada na tarde desse domingo (2), após o horário de visitas.
Os aparelhos estavam envoltos por preservativos, escondidos em uma lata de tinta. A direção da penitenciária havia autorizado o recebimento do material - seis latas no total - que os presos usariam para pintar uma quadra esportiva.
Quem transportou a carga até o presídio foi o pai de um detento, que deixou a encomenda para ser entregue e foi embora. Conforme a direção da casa prisional, o destinatário seria Juracir Oliveira da Silva, preso por tráfico internacional de drogas e participação em homicídios.
"Já tínhamos informes de uma tentativa de remessa de celular para este preso. Então resolvemos conferir", disse o diretor-geral da Pasc, Luis Rodrigues. "Não houve flagrante, porque ele [pai do preso] deixou o material para ser entregue e foi embora", afirmou.
A galeria em que Silva está alojado é a 3 C, que conta com outros 17 detentos, todos envolvidos com o tráfico internacional. Uma ocorrência foi registrada na Polícia Civil, o que deve gerar um inquérito.
Internamente, a Pasc abriu um processo administrativo, que será encaminhado à Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), que decidirá pela suspensão ou não do acesso ao pai do preso às visitas.
Ao todo a Pasc abriga 240 detentos de alta periculosidade.
UOL