quinta-feira, 28 de junho de 2012

domingo, 24 de junho de 2012

Sindasp-PP vai à Roma conhecer modelo de sistema penitenciário


Viagem tem objetivo de trazer ao Brasil os conhecimentos obtidos na Itália e incentivar a aprovação da Polícia Penal no país


Do iFronteira
Para conhecer de perto o sistema penitenciário da Itália, exemplo de organização e eficiência em todo o mundo, a diretoria executiva do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp-SP), que inclui a delegação de Presidente Prudente, receberam um convite do Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria (S.A.P.Pe.) para conhecerem a Polizia Penitenziaria Italiana.
A delegação da cidade viaja neste sábado (23) e estará na Itália de 25 a 29 de junho. Na oportunidade, os diretores terão permissão para visitar as penitenciárias italianas, escolas de formação da Polizia Penitenziaria, departamento operacional para a gestão de prisioneiros perigosos, além de líderes do governo italiano.
O objetivo da visita é conhecer de perto a polícia daquele país, seu sistema e, depois, apresentar os resultados aos governantes brasileiros na expectativa de que o país se espelhe e aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal no Brasil.
A PEC visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal, reconhecendo o mesmo como instituição inerente à Segurança Pública. Com a criação da Polícia Penal, deverão ser acrescentados dois incisos na Constituição: Polícia Penal Federal e Polícia Penal Estadual. A PEC 308/04 tramita na Câmara dos Deputados.
“Essa é uma grande oportunidade e certamente apresentaremos a importância da criação da Polícia Penal na federação ao governo brasileiro, no Congresso Nacional e às Assembleias Legislativas”, disse o presidente Daniel Grandolfo.
A comitiva do Sindasp-SP é formada por cinco diretores da instituição, além do presidente. São eles: Valdir Branquinho (Vice-presidente), Gláucio Reinaldo M. Pereira (Primeiro secretário), Gilmar Pereira de Oliveira (Diretor sócio-cultural), Carlos Alberto B. Peretti (Suplente de Saúde) e Andrey Rodrigues Silva (Suplente de Esportes).

Agentes penitenciários são baleados perto da Papuda no DF

Eles teriam parado para verificar um carro estacionado no local quando dois foram atingidos.


Do R7 | 24/06/2012 às 11h53
Dois agentes penitenciários foram baleados por volta das 20h30 deste sábado (23), nas proximidades do Complexo Penitenciário da Papuda. Segundo o delegado Érito Pereira, da 30ª DP (São Sebastião - região administrativa do DF), os agentes saiam do presídio em um veículo quando avistaram um VW Gol parado perto do balão de acesso à penitenciária. 

Eles desceram para uma vistoria e foram surpreendidos por dois homens que saíram de um matagal. Ao se aproximar para uma abordagem, um terceiro homem saiu do matagal e disparou contra os agentes, que revidaram. Um deles ficou ferido nas costas e outro nas nádegas. Na troca de tiros, um dos suspeitos também foi ferido na perna. Todos passam bem.
Os agentes conseguiram prender os dois homens. O terceiro, que efetuou os disparos, conseguiu fugir. Nenhuma arma foi encontrada com os presos. A polícia acredita que eles podem ter jogado as armas no mato assim que perceberam a chegada dos agentes. 

De acordo com o delegado Pereira, os três homens estariam no local para buscar um segundo veículo, um Pálio vermelho, que tinha sido deixado nas proximidades na manhã de sexta-feira (22). 

Todos os envolvidos já foram ouvidos e os carros vão passar por perícia. A polícia continua as buscas pelo terceiro suspeito.


Fonte: http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/agentes-penitenciarios-sao-baleados-perto-da-papuda-20120624.html