quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governo inaugura Unidade Penitenciária do Quinari

Novo presídio vai abrigar mais de 500 presos (Foto: Assessoria Iapen)
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Peninteciária (Iapen), inaugura nesta quinta-feira, 26, às 10 horas, a Unidade Penitenciária do Quinari. Localizada no município de Senador Guiomard, o presídio terá capacidade para 588 presos do sexo masculino, além de espaço para visita familiar, visita íntima, bloco educacional e espaço para oficinas de trabalho.
A obra é fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Justiça, via Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e o governo do Estado, por meio do Iapen. O presídio inaugura com a biblioteca funcionando e com a presença da equipe técnica, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. Para os próximos meses, à medida que as transferências aconteçam, iniciam-se as oficinas de trabalho e o ensino escolar.
O novo estabelecimento prisional surge como uma alternativa para a diminuição de presos no sistema carcerário de Rio Branco. “As transferências dos reeducandos para a nova unidade abrirá espaço para que os pavilhões da Unidade de Regime Fechado nº 1, conhecida como "Chapão", sejam reformados, e propicie maior conforto e segurança para os reclusos e servidores do Iapen lotados naquela unidade” explica o diretor-presidente do Iapen, Dirceu Augusto Silva.
Para a lotação da Unidade Penitenciária do Quinari, a administração do Iapen procurou utilizar procedimentos que tornassem o processo de transferência ágil e seguro para os servidores do sistema, para os presos e para a comunidade. “Toda mudança gera desconforto. Na intenção de minimizar isso, procuramos realizá-la diminuindo ao máximo os transtornos”, disse o diretor-presidente do Iapen.