quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Celulares, armas e drogas são apreendidos em presídio no TO

02/12/2010 20h41 - Atualizado em 02/12/2010 21h10

Cães treinados foram usados na operação em cadeia de Palmas.
Objetos foram achados em vasos sanitários, paredes e dentro de livros.

Do G1, em São Paulo

Cães foram usados durante revista na Casa de Prisão Provisória de PalmasCães foram usados durante revista na Casa de Prisão Provisória de Palmas (Foto: Divulgação/SSP)

Policiais apreenderam 20 celulares, facões, giletes, armas artesanais, além de crack, maconha e cocaína na Casa de Prisão Provisória de Palmas, durante uma vistoria realizada nesta quinta-feira (2). Mais de 400 policiais participaram da operação.

Cães treinados foram usados na operação e percorreram as celas em busca de drogas. Os agentes também usaram um equipamento para detectar aparelhos eletrônicos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, facas, celulares e drogas foram achados dentro de vasos sanitários, paredes, enrolados em papéis e até dentro de livros

Durante a revista, os presos permaneceram no pátio.


http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/12/celulares-armas-e-drogas-sao-apreendidos-em-penitenciaria-no.html

Comissão aprova adicional de periculosidade para policiais e bombeiros

01/12/2010 20:37
Para ter direito ao benefício o militar deverá exercer função perigosa durante, pelo menos, 25 % da sua jornada de trabalho.
Arquivo - Luiz Alves

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6307/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que cria adicional de periculosidade de 30% sobre a remuneração para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. Terá direito ao benefício o militar que comandar ou exercer, durante pelo menos 25% de sua jornada de trabalho, funções consideradas perigosas, como patrulhamento ostensivo, transporte de presos e combate a incêndio, entre outras.

O relator, deputado Capitão Assumção (PSB-ES), recomendou a aprovação do projeto. Ele ressaltou que a falta de uma lei nacional que obrigue os estados a pagarem o adicional de periculosidade desestimula os militares a fazerem serviços externos já que executando trabalhos burocráticos receberão a mesma remuneração de quem atua ostensivamente no combate ao crime. “Além disso, vários estados e municípios já legislaram concedendo adicional de periculosidade a categorias muito menos sujeitas a riscos que os militares estaduais”, acrescentou Assumção.

Licenças
Durante os afastamentos legais de até 30 dias e naqueles decorrentes de acidente em serviço ou doença contraída no exercício da função, os militares continuarão a receber o adicional.
Também receberão o benefício os profissionais, em treinamento, que executarem ações com tiros, explosivos ou inflamáveis.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Da Redação/ND

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SEGURANCA/151704-COMISSAO-APROVA-ADICIONAL-DE-PERICULOSIDADE-PARA-POLICIAIS-E-BOMBEIROS.html
Este Blog


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PORTARIA DE Nº676 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2010.


O DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO ACRE – IAPEN/AC, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no artigo 192, inciso I, da Lei Complementar Estadual nº 39/1993, combinado com artigo 2º, da
Lei Estadual nº 1.908/2007.

Considerando a Decisão exarada nos autos do Processo Administrativo Disciplinar nº 010/2010, instaurado pela Portaria nº 496/2010/IAPEN, publicada no Diário Oficial do Estado Acre nº 10.342.
RESOLVE:

I. Demitir, a bem do serviço público, o servidor Magno Silvano Pereira Muniz, matrícula nº 9269851-1, com fundamento no artigo 7º, incisos XIII e XVI, do Decreto Estadual nº 5.027/2010 – Código de Conduta, e artigo 166, incisos II e IX, artigo 167, inciso IX, e artigo 182, inciso IV, todos da Lei Complementar Estadual nº 39/93, vez que restou comprovado que, no dia 21 de julho de 2010, foi preso em flagrante delito, quando tentava adentrar o Complexo Penitenciário Dr. Francisco D’Oliveira Conde, portando certa quantidade de droga.

II. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Registre-se
Publique-se, e
Cumpra-se.
Rio Branco – AC, 30 de novembro de 2010.
Leonardo das Neves Carvalho
Diretor Presidente

srael confirma morte de 40 guardas de prisão em incêndio florestal

Fogo destrói áreas próximo à cidade de Haifa, no norte do país.
Premiê pediu ajuda a quatro países para tentar deter as chamas.

As autoridades israelenses confirmaram a morte de 40 guardas prisionais vítimas de um grande incêndio florestal no norte de Israel nesta quinta-feira (2), segundo os serviços de emergência.

As vítimas estavam em um ônibus que viajava em uma estrada próximo à prisão de Damon.Centenas de pessoas tiveram de ser retiradas de áreas perto à cidade de Haifa, na região do Monte Carmelo.
Uma emissora local afirmou que o incêndio arrasou centenas de hectares e que algumas zonas da Universidade de Haifa tiveram de ser esvaziadas, além de um kibutz e um hotel.
 
Médico caminha próximo a ônibus destruído pelas chamas nesta quinta-feira (2) próximo à cidade israelense de Haifa. (Foto: AFP)

Equipes de resgate estão trabalhando no local, e cerca de 100 bombeiros combatem as chamas. O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu "apoio aéreo" a Grécia, Chipre, Itália e Rússia para ajudar a apagar o fogo.

Fonte: G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/incendio-florestal-mata-40-guardas-de-prisao-em-israel.html

Detento “faxineiro” é preso com um quilo de maconha dentro do Presídio

Qua, 01 de Dezembro de 2010 23:06


No início da noite de quarta-feira, 01, agentes penitenciários prenderam em flagrante um detento que possui uma autorização especial de trabalho expedido pela direção do Instituto de Administração Penitenciaria – IAPEN, que permite a saída do mesmo do prédio do Presídio Francisco de Oliveira Conde – FOC para coleta de lixo na parte externa.Também conhecido por “faxineiro”.

O detento que não teve o nome divulgado foi flagrado tentando entrar com duas barras (tijolos) de maconha, pesando um quilo de maconha.

De acordo com informações o reeducando aproveitou o beneficio do trabalho de faxineiro e após depositar o lixo nos latões de coleta na parte externa do Presídio ao retornar para a unidade prisional junto com as ferramentas de trabalho o detento tentou entrar com as duas barras de maconha.

Um agente penitenciário suspeito do detento e resolveu revista-lo quando encontrou a droga em seu poder.

Preso o reeducando foi encaminhado a Delegacia de Repreensão a Entorpecentes – DRE onde foi indiciado por tráfico de drogas em unidade prisional.

A Polícia suspeita que existam outras pessoas envolvidas no esquema que teria deixado a droga próximo aos latões de coleta de lixo localizados na parte externa da unidade de segurança.


http://www.ecosdanoticia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12308:detento-faxineiro-e-preso-com-um-quilo-de-maconha-dentro-do-presidio&catid=1:acre-policia&Itemid=8


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Presídio de Catanduvas já recebeu 20 acusados de ataques no Rio

Desde o início dos ataques realizados nos últimos dias na capital fluminense o Sistema Penitenciário Federal já recebeu 20 presos acusados de estarem envolvidos nestas ações. Os presos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Treze presos que já estavam em Catanduvas foram encaminhados para a unidade federal de Porto Velho, em Rondônia. Entre eles, estão nomes como Marcinho VP e Elias Maluco. As transferências foram realizadas com escolta dos agentes penitenciários federais do Depen (Departamento Penitenciário) em avião cedido pela Polícia Federal.

Todos os presos suspeitos de envolvimento nos episódios no Rio de Janeiro estão em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) – ficam isolados em suas celas 22 horas por dia, sem qualquer contato com o exterior. Neste regime, os presos têm direito a visitas apenas de seus advogados e as conversas são feitas via parlatório.

O Sistema Penitenciário Federal disponibilizou 50 vagas para o Rio de Janeiro, número que pode ser aumentado, caso haja necessidade. Há vagas nos presídios de Catanduvas, no Paraná e Porto Velho, em Rondônia. Também existem penitenciárias federais em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Oito dicas que ajudam a lidar com a pressão e o estresse

Saber lidar com as outras pessoas nem sempre é tarefa fácil

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por influências externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

Existem pessoas detalhistas, perfeccionistas e que não lidam bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas que costumam viver em constante cobrança consigo mesma. Esse hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de estresse e cansaço na vida da pessoa.  

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e considerar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.

Confira abaixo formas de lidar com as situações de pressão:
1- Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.

2- Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções você pode "ficar preso" a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação. 
3- Analise a importância do outro: Existem pessoas que sempre têm atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual o tamanho da importância que essa pessoa tem na sua vida e se vale a pena gastar o seu tempo e se estressar com o que foi dito. Pense que naquele momento pode haver outras questões mais importantes para esquentar a cabeça do que um comentário maldoso.

4- Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressionadas, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.  

5- Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um conflito reavalie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.

6- Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.

7- Tenha momentos de relaxamento e prazer: É importante ter momentos que nos proporcionam relaxar e "desligar" um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Outro ponto positivo é que quando nos "afastamos" dos problemas, conseguimos vê-los por outra ótica e encontrar novas soluções.

8- Se respeite: Todos nós temos limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, se existem situações que estão além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas.  

http://msn.minhavida.com.br/conteudo/12451-Oito-dicas-que-ajudam-a-lidar-com-a-pressao-e-o-estresse.htm

Inscrições para o 21° Ciclo do EAD começam em janeiro

Em janeiro começam as inscrições para o 21° Ciclo de Estudos da Rede de Ensino a Distância (EAD). 
Desenvolvida pelo Ministério da Justiça, a Rede EAD proprorciona aos servidores da seguraça pública, policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, integrantes da perícia técnica, policiais federais e rodoviários federais a possibilidade de uma educação continuada, integrada e qualificada de forma gratuita. 

A primeira fase das inscrições será entre os dias 27 a 29 de janeiro. Caso o número total de vagas, 200 mil, não seja completado, a segunda fase acontecerá nos dias 30 e 31 de janeiro.As inscrições deverão ser feitas através do site do Ministério da Justiça, www.mj.gov.br/ead. 

Atualmente são oferecidos 59 temas para a capacitação, utilizando os meios tecnológicos de maior alcance e proporcionando comodidade aos participantes, já que poderão receber educação continuada de qualquer lugar e em horário escolhido, desde que tenham um computador com acesso à internet. 

MJ