terça-feira, 1 de maio de 2012

Monitoramento eletrônico de presos começa a valer em Cruzeiro do Sul


Em uma audiência realizada na manhã de segunda-feira (30) no auditório do Fórum Criminal, 39 presos do regime semiaberto do Presídio Manoel Néri da Silva, de Cruzeiro do Sul receberam as tornozeleiras de monitoramento eletrônico. A partir de agora, esses presos que já trabalham ou estudam durante o dia, estarão livres de retornar ao presídio para dormir.

Na solenidade estavam presentes a juíza Andreia Brito e o promotor Walter Teixeira, ambos da Vara de Execuções Penais, além de representantes do Instituto da Administração Penitenciária. A medida do governo do estado visa desafogar os presídios e promover a ressocialização dos presos que terão a oportunidade do convívio familiar.

O sistema de monitoramento é composto por uma tornozeleira e uma unidade portátil de rasteamento (UPR, uma espécie de GPS com o tamanho e o peso de um celular).  Cada tornozeleira será identificada por um número que permite o acesso à identidade do preso. Essa informação será exclusiva do Departamento da Administração Penitenciária (Iapen).
A tornozeleira atada ao preso tem lacres que se forem rompidos emitem um alerta. A juíza Andreia Brito explicou que o sistema pode facilitar a vida do preso que tem a intensão de se reintegrar à sociedade, já que pode trabalhar ou estudar durante o dia e dormir com a família. Quem descumprir as regras e continuar com o costume de fazer compras e outras atividades que não são permitidas pode voltar a qualquer momento para o regime fechado.

A ação prevê a disponibilidade do equipamento para 400 presos em todo o estado. Em Rio Branco, após a fase de teste avaliada positivamente, 350 presos terão o benefício do monitoramento a partir do próximo mês.

Genival Moura do Site Juruá Online

Após Curso de Escolta e Intervenção Tática, Agentes Penitenciários de Sena Madureira se preparam para novo curso de defesa pessoal


Após o Curso de Escolta e Intervenção Tática em Estabelecimentos Prisionais, os Agentes Penitenciários de Sena Madureira se preparam para uma nova etapa de Curso. O professor em Faixa Preta de taekwondo Marcelo Santos esteve reunido com os AGEPENs em Sena Madureira, onde o mesmo aplicará para os Agentes um Curso de Defesa Pessoal com cargo horária de 72 horas, o professor destaca que a defesa pessoal pode-se definir como a capacidade que temos de nos prevenirmos contra eventuais agressores, assaltantes e no caso de não ser possível evitar o confronto, possuirmos conhecimentos e prática de movimentos que nos permitam libertar-nos e proporcionar-nos meios de fuga ou controle das situações perigosas.   
                                                                                                                                      
Segundo o Coordenador de Segurança F. Jocicleudo, esse Curso será de suma importância, pois trabalhamos em uma área de risco e diante de algumas anormalidades que venham surgir temos que saber agir, imobilizar, extrair e conduzir o reeducando para não cometermos nenhuma ilegalidade. Temos feito um pouco de sacrifício para trazermos esses profissionais, mas podemos dizer que tem valido apena.
Escrito por: D.M. Joaquim

Vagas para Agentes Penitenciários