sábado, 3 de abril de 2010

Sacola com dinamite é encontrada em presídio do Ceará

Uma sacola cheia de dinamite foi encontrada por agentes penitenciários do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (CE). Considerado de segurança máxima, o órgão é a maior unidade prisional do Estado.
O material estava junto ao muro externo da unidade. Por conta disso, direção do IPPS suspeita que os explosivos seriam utilizados para uma fuga em massa, já que apenas três metros do muro são feitos de concreto. Os demais são compostos de tijolos, bem mais fácil de decompor-se.
O diretor Celso Rebouças já confiscou a sacola e, agora, apura quem seriam os responsáveis pelas dinamites. Segundo ele, no momento da apreensão, durante a madrugada, apenas cinco das 16 guaritas estavam ocupadas por policiais.

Fonte: Terra

terça-feira, 30 de março de 2010

Criação da Polícia Penal foi tema de audiência pública

A criação da Polícia Penal Federal e nos estados foi tema de uma audiência pública, ontem, segunda-feira (29), às 14 horas, no auditório da Assembleia Legislativa. A audiência proposta pelo deputado Pedro Uczai (PT) teve o objetivo de esclarecer dúvidas e debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 308/2004, que tramita no Congresso Nacional.

A PEC pretende incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal, reconhecendo-o como instituição inerente à Segurança Pública. Além disso, acrescenta os incisos VI e VII que criam, respectivamente, a Polícia Penal Federal e as polícias penais estaduais. O evento teve a participação de agentes penitenciários, representantes de sindicados da categoria e do coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Amauri Meireles, que é um dos maiores defensores da proposta. 
Fonte: Portal da ilha

segunda-feira, 29 de março de 2010

Deu na imprensa!!



 
28/03/2010 : 23:28
Vinicius de Almeida Andrade, delegado titular da Delegacia de Flagrantes de Cruzeiro do Sul, autuou neste final de semana, José dos Santos Melo de Souza, de 40 anos, preso da cela 14 do Pavilhão A, que vendia droga para os detentos do presídio Manoel Néri da Silva. Os agentes penitenciários encontraram em poder de José, que cumpre pena por roubo, 40 trouxinhas de pasta base de cocaína.

Na delegacia ele negou que fosse o dono da droga, mas outros presos garantiram que a entorpecente era realmente dele. Segundo os agentes penitenciários, quem entregou José foram outros presos que comprava a droga com ele. "Essa equipe de agentes penitenciários está de parabéns, eles já conseguiram denunciar várias outras situações semelhantes".

De acordo com o delegado Vinicius de Almeida (foto), José dos Santos foi enquadrado no Artigo 33, do Código Penal, mas caberá ao Judiciário ampliar ou não a sua pena por tráfico de droga. Ele alerta aos familiares e amigos dos presos que, caso sejam pegos levando droga para o presídio, estarão infringindo em crime gravíssimo.

Dílson Ornelas, www.vozdoacre.com

domingo, 28 de março de 2010

Agentes Penitenciários de Cruzeiro do Sul fazem apreensão de drogas



NO DIA 27/03/2010 POR VOLTA DAS 22H00MIN, OS AGENTES PENITENCIÁRIOS DA EQUIPE “B”, ATRAVÉS DE SEU SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA INTERNA, INVESTIGARAM E CONSEGUIRAM FAZER MAIS UMA APREENSÃO DE ENTORPECENTES NA UNIDADE DE CRUZEIRO DO SUL. DESSA VEZ A QUANTIDADE FOI BEM EXPRESSIVA, POIS ERAM 40 “TROUXINHAS” DE BASTA BASE; UMA DAS MAIORES APREENSÕES JÁ FEITAS AQUI NA CIDADE. 

TODA AÇÃO DOS AGEPEN’S FOI TOTALMENTE DENTRO DA LEGALIDADE E  COM TODA RAPIDEZ POSSÍVEL, FATO QUE RESULTOU NO SUCESSO DA MISSÃO; OS CULPADOS PELO ENVOLVIMENTO NO CASO JÁ FORAM IDENTIFICADOS PELOS PRÓPRIOS AGENTES E AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS TOMADAS. OS PRESOS FORAM LEVADOS ATÉ A DELEGACIA DE FLAGRANTES E APRESENTADO AO DELEGADO DA CIDADE ONDE FORAM INDICIADOS POR TRAFICO DE DROGAS. 

GRAÇAS AO TRABALHO DOS AGEPEN’S, DESDE AS PRIMEIRAS INVESTIGAÇÕES DO CASO ATÉ O FLAGRANTE FEITO PELA AUTORIDADE COMPETENTE, A VIOLAÇÃO DA NOSSA LEP NÃO FICARÁ IMPUNE E AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELO ILÍCITO SERÃO JULGADAS POR SEUS CRIMES. 

DESDE QUANDO OS AGENTES PENITENCIÁRIOS DO ACRE ASSUMIRAM AS UNIDADES DO ESTADO DO ACRE HÁ POUCO MAIS DE UM ANO AS PENITENCIÁRIAS DO ESTADO ESTÃO PASSANDO POR GRANDES MUDANÇAS. MESMO OS AGENTES CONTANDO COM POUCOS RECURSOS E MUITAS VEZES TEREM QUE IMPROVISAR PARA CUMPRIR SUA MISSÃO A JUSTIÇA DO NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO FEITA. 

ALGUMAS PESSOAS USAM MÉTODOS BIZARROS PARA COLOCAR DROGAS DENTRO DAS PENITENCIÁRIAS E OS AGENTES ESTARÃO, INCANSAVELMENTE, INVESTIGANDO E INDO ATÉ OS LIMITES DA LEI PARA QUE OS CULPADOS PAGUEM POR ISSO.

ATUALMENTE OS AGENPEN'S ESTÃO FAZENDO CURSOS DE CAPACITAÇÃO E ISSO SOMADO A EXPERIÊNCIA DOS AGENTES IRÁ FAZER COM QUE FATOS  COMO ESSE DE VIOLAÇÃO A LEP NÃO SE PERCAM; COM ISSO OS AGENTES PENITENCIÁRIOS FAZEM SEU TRABALHO MAIS ENTUSIASMADOS E DE FORMA MAIS PRECISA E QUEM SAI GANHANDO COM ISSO É SEM DÚVIDA  A POPULAÇÃO. AÍ ESTÁ A GRANDE IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO NO SERVIDOR PENAL, NO QUAL O SINDAP/AC TANTO COBRA DAS AUTORIDADES COMPETENTES.
 
PORTANTO QUERO PARABENIZAR A TODOS OS AGEPEN’S DO ACRE, ESPECIALMENTE DE CRUZEIRO DO SUL, PELO EXCELENTE TRABALHO FEITO; SABEMOS QUE UMA GUARNIÇÃO SEMPRE SE PREOCUPA COM O TRABALHO DA OUTRA, CONSTANTEMENTE SE COMUNICAM E DÃO O APOIO NECESSÁRIO PARA OS SUCESSOS DE SUAS MISSÕES, QUE É DE FAZER COM QUE AS PESSOAS QUE FORAM JULGADAS PELA SOCIEDADE PAGUEM POR SEUS ERROS COMO DEVE SER, OU SEJA, LONGE DA SOCIEDADE, DE FORMA HUMANA E PRINCIPALMENTE RESSOCIALIZADORA.