quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sem restrição, detentos do Presídio do Róger postam fotos no Facebook

Quem tiver curiosidade de saber como é o cotidiano dos encarcerados no Presídio do Róger, é só fazer uma busca nas redes sociais. Presos estão criando contas no Facebook, postando mensagens e fotos e interagindo através de smartphones e de computador. “Liberdade vai chega. Os manos só tao prezo nao morreram nao . Ta ligadoooo...”, diz a mensagem postada no último dia 31, no perfil de Rafael Marcílio, acusado de homicídio, ilustrada por uma foto de um grupo de presos no pátio do Roger. A Secretaria de Administração Penitenciária (Sedap) já tem conhecimento da prática dentro da prisão. Rafael Marcílio criou a conta no facebook com o nome de “Rafael Paqueta”, no dia 29 de setembro, quando já se encontrava preso no Róger. A última postagem foi às 11h de ontem, com a foto de Rafael sem camisa, com boné e fones de ouvido, na cela. Rafael mantém o perfil atualizado, com fotos do seu dia a dia dentro da penitenciária. Em suas atualizações, são constantes fotografias da cela onde cumpre pena, bem como de outros presos, um deles exibindo orgulhoso, duas facas peixeiras. No perfil, o detento tem 231 amigos e também há diversas fotos, até de seu filho, durante visita realizada no último domingo. Ele não é o único na rede e interage com outros presos e com pessoas de fora do presídio e nenhum faz questão de esconder a situação. Em agosto, a Sedap transferiu um preso para o PB1 após ele ser pego em flagrante utilizando o Facebook. O secretário adjunto de administração penitenciária, coronel Arnaldo sobrinho disse desconhecer esses novos casos.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Veja como funciona prisão de segurança máxima no Brasil

Poucas no País, cadeias federais têm fama pela rigidez no tratamento dos detentos


Entre os cerca de 194 milhões de brasileiros, 515 mil vivem encarcerados, aponta o Ministério da Justiça. Os dados, que se referem a dezembro de 2011, indicam que a cada 100 mil habitantes no País, 270 vivem atrás das grades.


Entre os vários exemplos de instituições prisionais existentes, se destaca a penitenciária de segurança máxima, com todas as suas particularidades. 



Sob o comando do governo federal, estes estabelecimentos possuem um sistema integrado e reforçado de gestão da segurança. A vigilância é constante e monitorada diretamente no local e em uma central que fica em Brasília. 


Assista ao vídeo abaixo, divulgado com exclusividade pela Polícia Federal para o R7, e veja como funciona esse tipo de cadeia.




http://noticias.r7.com/brasil/noticias/veja-como-funciona-prisao-de-seguranca-maxima-no-brasil-20121002.html