sábado, 31 de outubro de 2009

Agentes de São Paulo se preparam pra eleger um deputado estadual



Carlos Vítolo

Categoria terá candidato próprio para deputado estadual
A categoria dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) do Estado de São Paulo, enfim, terá candidato próprio nas eleições de 2010 para deputado estadual.
A decisão de se apresentar um pré-candidato para as próximas eleições é na verdade a continuidade de um projeto que nasceu já há 8 anos. As incansáveis lutas por melhorias, tanto no exercício das funções quanto na valorização pessoal e salarial, bem como, o descaso do governo para com cada companheiro (a) que, heroicamente, arrisca a vida diariamente nas unidades prisionais, são motivos suficientes e justificáveis para termos um agente penitenciário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), legislando, também, pelos anseios da categoria.
Isto mesmo, categoria! A ideia é de um pré-candidato que represente a categoria e zele pelos interesses da mesma. A diferença está no fato de não mais dependermos de outros, mas de termos um legislador que “vive na pele” os problemas encontrados pela categoria. É com o poder constituído que poderemos transformar essa realidade.
Assim, depois de amplos diálogos, e pensando exclusivamente na categoria e em cada companheiro (a) e seus dependentes, as instituições sindicais Sindasp, Sindcop e Sindaevpesp, por unanimidade, se comprometeram em mais essa luta: elegermos um agente penitenciário ao Legislativo estadual. No entanto, o compromisso não pertence às instituições, mas sim, a cada ASP e AEVP que todos os dias, digna e honestamente, exerce suas funções para garantir o sustento à família e tranqüilidade à sociedade. O compromisso é nosso enquanto categoria que quer ser valorizada, reconhecida e respeitada, mas não sob a forma de mendicância, e sim por direitos adquiridos e conquistados!
Não há mais como negar, é preciso que a categoria se faça respeitar elegendo um representante para a Câmara estadual, caso contrário, será sempre esquecida e ficará a mercê da “boa vontade” do governo, que há anos despreza esses heróis da Segurança Pública, conhecidos como ASP’s e AEVP’s.
Vale ressaltar que, um representante para tal envergadura, requer pleno conhecimento do sistema penitenciário, uma vida de atuação profissional impecável, experiência política para facilitar o acesso e contatos, além de muita convicção e vontade vencer com a categoria. As instituições Sindasp, Sindcop e Sindaevpesp, encontraram alguém com essas características e que já é o pré-candidato para 2010.
O nome escolhido como pré-candidato é agente penitenciário no interior de São Paulo e há 25 anos exerce com dignidade suas funções. Reconhecido pelos companheiros e pelos munícipes, atualmente exerce seu segundo mandato como vereador. Fato este que, de certa forma, privilegia o trâmite entre o governo, parlamentares, Secretários de Estado e outros (como sempre o tem feito durante negociações de pauta e questões salariais). Assim, não é um homem oportunista, mas compromissado com as causas da categoria. E muito mais o será caso os ASP’s e AEVP’s o encaminhe para ocupar uma das cadeiras da Alesp e defender com todas as honras os profissionais penitenciários de São Paulo.
As lideranças sindicais que representam a categoria, a saber, o presidente do Sindasp Cícero ‘Sarnei’ dos Santos, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindcop Gilson Pimentel Barreto e o presidente do Sindaevpesp Antonio Pereira Ramos entendem que a categoria precisa ganhar expressão legítima na política e que os servidores do sistema prisional querem e podem garantir um espaço na Alesp. “Mesmo porque, temos a obrigação moral, tanto quanto outras categorias organizadas. Desta vez, a categoria vai mostrar sua capacidade organizativa”, diz Sarnei em defesa da categoria e do agente pré-candidato a deputado estadual.
De acordo com o presidente do Sindasp, “provavelmente surgirão outros candidatos com o finco de fracionar a categoria, colocando-a em dúvida. Mas tenho certeza que desta vez, os ASP’s estão conscientes de que podem e não cairão nessa cilada. Não tenho dúvidas de que os ASP’s se empenharão ao máximo para não somente garantirem uma cadeira na Alesp, mas acima de tudo, ganhar e garantir espaço político, como tantas outras categorias organizadas”, ressalta Sarnei.
O sindicalista sugere ainda que os outros estados tomem a mesma atitude e também tentem eleger um servidor penitenciário em suas respectivas assembleias estaduais.
Finalmente, os profissionais penitenciários, que aliás, nem são reconhecidos constitucionalmente (portanto não existem) resolveram dar um basta no descaso para com a categoria. Que em 2010, esses heróis do sistema prisional comprovem, pela força do voto, a força da categoria, que com certeza merece muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário