quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Juruá registra em 2009 maior número de homicídios da história


Armas brancas lideram os instrumentos que os acusados usaram para tirar a vida das vítimas. Mesmo antes de o ano terminar, 36 pessoas foram assassinadas e já é a maior média de homicídios registrada na região.

Facas de cozinha, facões e armas artesanais como punhais e outras preparadas para o crime, são guardadas na delegacia de Cruzeiro do Sul. A cidade já foi considerada, capital da arma branca. Mas este ano, a violência cresceu também nos outros municípios do Vale do Juruá. Em Mâncio Lima , por exemplo, município com cerca de 14 mil habitantes, aconteceram 8 homicídios. Proporcional ao número de habitantes, a média é bem maior do que em Cruzeiro do Sul, onde 22 pessoas foram assassinadas.

Apesar do alto índice de crimes, há um bom tempo não se vê uma grande operação das polícias, voltada especificamente para o desarmamento da população. O major Nascimento, comandante da Polícia Militar na região do Juruá, disse que as ações são realizadas em cima de estatísticas que mostram os locais mais perigosos. O comandante comenta também, que a maioria dos homicídios cometidos este ano, não aconteceu em bares ou festas, mas durante bebedeiras em residências e rodadas de amigos, onde o acesso da polícia é mais restrito.

O delegado geral de Cruzeiro do Sul, Elton Cristiano, disse que a mistura do consumo de álcool com a cultura do povo da região do uso de armas brancas, resulta nesse alto índice de violência. Ele comenta que muitas ocorrências acontecem na zona rural, em locais de difícil acesso, principalmente durante o período chuvoso e garante que as polícias estão dispostas a realizar ações, capazes de mudar a realidade.

Fonte: www.tribunadojurua.com - Genival Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário