quinta-feira, 8 de abril de 2010

Túnel de fuga é encontrado no Presídio de Recife

Tentativa de fuga de presos foi descoberta na noite desta terça-feira; Gerência de Inteligência vai abrir um processo disciplinar contra os presos.

Agentes penitenciários descobriram uma tentativa de fuga em massa do Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste de Recife, na noite desta terça-feira (6). Um túnel de aproximadamente 15 metros, distante cerca de quatro metros do muro lateral da unidade prisional, foi encontrado após um guarda desconfiar da movimentação estranha de detentos.
Segundo a Secretaria de Ressocialização (Seres), um guarda da guarita externa do presídio percebeu uma movimentação suspeita de quatro presos que estavam fora do pavilhão A. O agente também teria visto um cano de PVC se mexer. 

A Gerência de Inteligência e a Superintendência de Segurança foram acionadas e descobriram um túnel saindo da cela quatro do pavilhão.  No túnel havia ventiladores, alimentação, sacos de areia e material usado na escavação. Pela sua estrutura, a Seres acredita que ele vinha sendo construído há algum tempo.

A intenção era fugir da unidade no próximo sábado (10), dia de pernoite de familiares. Segundo a Seres, a visita conjugal marcada para esta quarta (7) está mantida.
“Até agora nós identificamos a participação direta de 12 presos. Ontem (terça), nós pedimos ao juiz da 1° Vara de Execução Penal e eles foram transferidos para a penitenciária Barreto de Campelo, em Itamaracá”, explicou o Coronel Isaac Wanderley, da Superintendente de Segurança.

A Gerência está investigando o caso e suspeita que tenha mais pessoas envolvidas. Não se sabe quantos presos pretendiam fugir do maior presídio do Estado. A parte interna do túnel já foi fechada.  Um processo disciplinar contra os presos que planejavam a fuga será aberto pela Gerência. Se condenados, podem ficar em isolamento por até 30 dias.

 

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário