quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Inspetores vão substituir policiais militares na segurança externa do Presídio Ary Franco a partir de sexta-feira

Os inspetores de segurança e administração penitenciária passam a assumir as guaritas externas do Presídio Ary Franco a partir desta sexta-feira, segundo o site oficial do governo do estado. Anteriormente, o serviço era realizado pela polícia militar. Este é um projeto piloto que vai ser estendido a todas as unidades do sistema penitenciário.
   O Serviço de Segurança Externa vai contar com 36 inspetores, divididos em quatro turmas de nove integrantes, que tem como principais objetivos impedir fugas e tentativas de invasão, além de manter vigilância e a segurança de todo perímetro externo da unidade.
   Os inspetores escolhidos participaram de um Curso de Especialização, no Centro de Instrução Especializada da Seap (Ciesp), com duração de 108 horas. Eles se aperfeiçoaram em técnicas de manuseio e manutenção de armamentos, edificações, tiro, abordagem, utilização de agentes químicos e munição de impacto controlado e vigilância externa de estabelecimentos penais. Os inspetores contarão com armamentos, munições, coletes balísticos e rádios transmissores novos.

Fonte: O Globo online

Um comentário:

  1. Parabéns amigos, essa função vai se sair muito bem, e certeza de que todas as unidades irão seguir o exemplo. Aqui no Estado de São Paulo, temos os AEVP (Agente de Escolta e Vig. Penitenciária), criado em 2002, desde a criação dessa função, através de concurso e formação, o índice de fuga chegou a zero e o número de presos aumentaram. Mas os AEVPs só trabalham nas guaritas, não adentram as unidades como os agentes, a não ser aqueles que fazem parte do GIR (grupo de intervenção rápida), muito eficiente também. Boa sorte!

    ResponderExcluir