domingo, 23 de janeiro de 2011

Procon orienta consumidores nas compras pela internet

As vendas pela internet aumentam mais a cada dia, a diversidade de produtos e serviços atrai todos os tipos de consumidores, sejam eles jovens ou adultos. Com tantas ofertas, facilidades no pagamento e a comodidade de comprar sem sair de casa, fazem com que aumente mais o número de consumidores que são atraídos para as compras online. Mas é preciso ter cuidado, porque criminosos também utilizam as ferramentas da internet para fazer suas vítimas. Pensando nisso, o Procon/AC orienta os consumidores para que tomem os devidos cuidados na hora de realizar suas compras.

Antes de efetuar a compra, na seção de pagamento, minimize a página e se o teclado virtual permanecer na tela cancele imediatamente a operação. Verifique se no rodapé do site aparece o ícone de um cadeado, dê dois cliques sobre o ícone e verifique se aparece uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site. Sites piratas podem até ter o ícone no rodapé, mas funciona só como uma imagem, ao clicar sobre ela nada acontece.

Desconfie de preços muito a baixo do mercado, nunca realize pagamentos com depósitos antecipados, os sites falsos pedem prazos de 15 a 20 dias para entregar a mercadoria, tempo suficiente para enganar milhares de pessoas. Prefira sites conhecidos, ou busque informações sobre a autenticidade ligando e verificando se o endereço realmente existe.

É preciso redobrar a atenção, também, quando entrar nos sites de agências bancárias, a orientação é que o consumidor digite primeiro a senha errada, se o site relatar uma mensagem de erro, fique tranqüilo, somente os sites verdadeiros podem identificar se a senha está correta. Sites piratas só têm a intenção de gravar as informações e senha dos usuários.

Nos últimos meses, o Procon/AC tem recebido muitas reclamações dos sites: Compra da China, Fator Digital e Super Compra. O órgão orienta os consumidores para que evitem comprar nesses sites por haver dificuldades para notificar essas empresas, além disso, nenhuma comparece as audiências de conciliação.

Notícias da Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário