sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Brigas causam tensão na penitenciária de Ribeirão Preto

Detento deu um soco no rosto de um agente penitenciário; repressão teria sido feita com espancamento do suspeito.


A penitenciária de Ribeirão Preto vive um clima de tensão devido a um caso envolvendo a agressão contra um agente penitenciário e a repressão, que teria ocorrido de maneira violenta, contra o preso.
O funcionário foi agredido por um preso no momento em que tentava tirá-lo da cela 2134, no raio 2, da penitenciária de Ribeirão Preto, na última terça-feira (21), por volta das 18 horas. Segundo o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, o servidor levou um murro no rosto.
"Esta é a nona vez que ocorre agressão contra funcionários. Nossos maridos não podem conviver sendo vítimas dos detentos", diz a mulher de um agente.
No entanto, o Conselho Comunitário Penitenciário também foi informado que após esmurrar o agente, o preso foi espancado por funcionários que cuidavam do raio.

"De acordo com a denúncia que recebemos, o preso apanhou de 15 agentes quando passava pelo passadiço. Ele tornou a ser agredido quando passou pelo portão de acesso à chefia", diz Ana Paula Vargas Melo, advogada criminalista que acompanha o caso.
Ela enfatiza que a hipótese de resistência de um sentenciado não pode justificar a agressão. "Agentes do Estado deveriam ser treinados para cumprir suas funções garantindo a integridade física e psicológica do custodiado", diz ela.
Segundo a advogada, o denunciante informou que as supostas agressões contra o detento, que teria ficado com as costas marcadas, olho cortado e boca machucada, foram flagradas por duas câmeras.

"Vamos acionar as autoridades responsáveis pela fiscalização da unidade. Mas também fomos informados que foi cogitada a hipótese das imagens serem apagadas", diz Ana Paula.
Repressão
O Grupo de Intervenção Rápida foi chamado e ao lado de agentes penitenciários fizeram uma revista geral no raio 2 em buscas de armas brancas e drogas.
Os presos deste pavilhão ficarão sem receber visitas durante 15 dias.
Segundo a reportagem apurou, 36 detentos foram transferidos para a penitenciária de Presidente Wenceslau.
Outro lado
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) reconheceu que um agente penitenciário foi agredido enquanto trabalhava na Penitenciária de Ribeirão Preto "de maneira bastante covarde".
A nota diz ainda que não houve nenhum tipo de espancamento ao preso agressor, muito menos a qualquer outro detento. A assessoria ressalta que não existe câmera nos raios, desta forma a afirmativa de gravação de imagens de agressão não é verdadeira.
A nota informa que a SAP solicitará, ao Juízo de Direito das Execuções Criminais, a internação dos presos envolvidos no casono regime disciplinar diferenciado, com proposta de permanência por um período de 360 dias e destaca que a "política da SAP é de tolerância zero com relação aos atos de insubordinação de presos, agressão e desrespeito aos servidores do sistema." 


PARABÉNS AO GESTORES DA SAP DE SÃO PAULO PELA INTELIGENTE INTERPRETAÇÃO DOS FATOS....


Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/02/23/brigas-causam-tensao-na-penitenciaria-de-ribeirao-preto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário