terça-feira, 9 de março de 2010

Presídios: Longe da dignidade


O Repórter Record da próxima segunda-feira, 08/03, faz um registro assustador de como funciona o sistema penitenciário do Espírito Santo. Maus tratos. Celas superlotadas. Doenças. Uma realidade que não é exceção no resto do país.

Nossos repórteres visitaram os principais presídios do estado. E constataram: bandidos que deveriam estar ali para acertar as contas com a sociedade são punidos de uma forma arriscada e cruel.
Nas cadeias de Cariacica, homens e mulheres são trancafiados em contêineres, tratados como cargas. Espaço, banheiro, água, comida... Tudo parece luxo. Quando chega o verão, a situação fica ainda pior. As paredes metálicas esquentam e queimam quem ousa encostar nelas. E se não bastasse, os detentos precisam dividir as celas improvisadas com um outro tipo de moradores: os ratos.

Não muito longe dali, num estacionamento da Polícia, criminosos são encarcerados dentro de microônibus. Na hora de dormir, precisam entrar em acordo, pois falta lugar para todos deitarem. Banheiro? Só a cada doze horas.

O que pensam os agentes penitenciários desse cenário absurdo? Como cuidar de tantos presos em situações tão precárias? E qual a melhor forma de agir nos momentos de tensão?
Você vai conhecer o presídio onde até a Polícia tem medo de entrar. Dez pessoas já foram esquartejadas lá dentro e os internos estão praticamente no comando.

Uma escola de formar bandidos. Em Vila Velha, 300 presos convivem num espaço onde cabem apenas 30. Homens acusados por crimes graves são misturados com outros que cometeram pequenos delitos. Será possível reabilitar alguém assim?

Entre tanta calamidade, nossos repórteres encontram o presídio ideal e mostram que há, sim, solução para o sistema penitenciário brasileiro.

Um retrato sobre a vida de quem paga um preço alto demais pelos seus erros. Nesta segunda-feira, no Repórter Record, às 23h30.

                                        

Fonte: Rede Record de televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário