segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rebelião dura cerca de 9 horas

Uma rebelião que teve início por volta das 18 hs desta quarta – feira, 30, na Casa de Detenção de Ariquemes localizado na avenida Capitão Silvio apoio rodoviário somente por volta da 2:00 horas da manhã dessa quinta feira a rebelião foi contida.
Agentes Penitenciários do Plantão 01 com o apoio de Agentes dos demais Plantões com o apoio da policia Militar e do GIR Grupo de intervenção Rápida que se deslocaram de porto Velho para ajudar conter a rebelião, O GIR um Grupo da Secretaria de Estado de Justiça SEJUS especializado em por fim a motins e rebeliões nas Unidades Prisionais do Estado de Rondônia.
A rebelião teve inicio na cela s 7 e 8 porque os detentos exigiam falar com o Juiz da Vara da Execuções Penais Dr harlem de Souza naquele momento, sendo que essa conversa já estava agendada para a próxima segunda feira, mas os detentos exigiam a presença do Dr Harlem naquele momento e iniciaram um motim ateando fogo em colchões no corredor e proferindo palavras de baixo calão aos funcionários da Unidade Prisional que rapidamente acionaram o sistema de hidrante da unidade e conteram o fogo, isso deixou os detentos mais irritados mas mesmo assim os Agentes continuaram a negociação sem êxito.
Sem querer negociar os detentos atearam fogo dentro das próprias celas queimando suas roupas colchões, TVs e todos os seus pertences e disseram que não negociariam de maneira alguma e continuando com as ofensas e desrespeito e ameaças de morte aos Agentes e suas famílias .
Para conter a fúria de alguns detentos os Agentes foram obrigados a efetuar disparos com munição não letal (balas de borracha), nesse momento os detentos das celas 7 e 8 resolveram obedecer e se dirigirem para a quadra da unidade .
No momento que esses detentos se dirigiam para a quadra os apenados das celas 1, 2, 14 ,15, 16 e 17 aderiram ao motim batendo nas grades com a maior fúria sendo que a grade da sela 15 foi ao chão , as demais atearam fogo em colchões , nesse momento foi acionado viaturas do corpo de bombeiros para dar apoio tanto na questão do incêndio quanto no atendimento de emergência a saúde.
Os negociadores da Policia Militar conseguiram deixar os ânimos dos apenados mais calmo, e por volta das    00:00 com a chegada do Grupo de intervenção rápida GIR que e especializado em conter esse tipo de tumulto foi se aproximando o fim do motim .
O saldo dessa rebelião foram 5 celas destruídas, e graças a habilidade e preparo dos Agentes Penitenciários, Policia Militar e GIR apenas 5 detentos tiveram ferimentos leves e foram separados e levados ao hospital mas já se encontram na unidade.

GIR
Os integrantes do GIR não são policiais, mas agentes penitenciários com treinamento altamente especial. As técnicas de treinamento estão se tornando referência regional, treinando também agentes de outros estados e que além das táticas de abordagem, e intervenção rápida, têm noções de legislação, ética e direitos humanos em sua formação. São todos identificados com os números ou codinomes em seus uniformes. O Grupo de Intervenção Rápida atua sempre visando à preservação da Lei, dos direitos humanos e das leis de execução penal, estando subordinado ao comando da Gerência do Sistema e ao Diretor do Presídio.

Fonte: Rondoniaaovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário