segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Agente penitenciário diz que sistema em Rondônia terá novos rumos

IIzaías Fernandes da Silva é agente penitenciário em Rondônia há 26 anos. Tendo ingressado no serviço público em 21 de dezembro de 1984, ele é um dos veteranos que sonham com a transposição para os quadros da União e com novos rumos no sistema penitenciário estadual, que, pela primeira vez na história, tem agentes penitenciários no comando
 
Em mais de uma década de serviço ao Estado, Izaías conta que já viu muitos dirigentes  entrarem e saírem, e que “pouca coisa mudou”. “Antes era a Seapen [Superintendência  de Assuntos Penitenciários] e a gora é a Sejus [Secretaria de Estado da Justiça]. Mudou o nome, mas o que precisa mudar mesmo é a forma de administrar e de tratar os agentes que dão duro todos os dias para manter a ordem nos presídios”.
 
“Precisamos de mais respeito, e de sermos mais valorizados”, reclama  Izaías acrescentando: “em nossa função temos responsabilidades de riscos para garantir a segurança da população e a integridade física dos presos, mas temos que tentar sobreviver com um salário que é uma vergonha”.
 
TRANSPOSIÇÃO
 
Izaías fez parte do grupo de servidores que seguiram em caravana a Brasília em outubro de 2009, quando ocorreram as mobilizações em prol da aprovação da PEC da Transposição. “A nossa presença na Câmara Federal foi o pivô para a aprovação da matéria em primeiro e segundo turno. Mostramos a força de um povo clamando por justiça”.
 
“Tenho fé e muita confiança que nesse ano de 2011 o processo da transposição se desenrola. E espero que os novos parlamentares eleitos entrem com o mesmo espírito de união na luta pela transposição. A maior dificuldade tem sido a burocracia por parte do Ministério da Previdência; se o Governo Federal tivesse mais interesse a transposição já teria se desenrolado”.
 
SEJUS
 
Izaías otimiza o fato de que, pela primeira vez na história, o sistema penitenciário estadual será comandado por profissionais da categoria dos agentes penitenciários. “A Sejus tomará novos rumos no comando dos colegas Mirian e Zaquel. Acredito na capacidade deles. O governador Confúcio Moura fez a coisa certa – o que já deveria ser feito há muito tempo”.
 
SINDICATO
 
"Muita gente critica o nosso Sindicato (Singeperon) porque não se informa das ações e conquistas em nosso favor. O Sindicato lutou com a gente em Brasília pela transposição. E, outra coisa: fomos a única categoria no Estado a conquistar o retorno do adicional de insalubridade – graças ao Singeperon". [Izaías citou o caso em que o Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu, por unanimidade, Mandado de Segurança impetrado pelo Singeperon que garante o retorno do pagamento do adicional sobre o vencimento, que havia sido retirado pelo Governo do Estado na gestão Cassol].
 
“Hoje também contamos com um sindicato atuante e que conquistou o reconhecimento nacional. O nosso representante, Adriano de Castro, é uma das principais lideranças das mobilizações no Congresso Nacional pela criação da Polícia Penal, que mudará de vez a nossa realidade, já que passaremos a ter um salário justo e mais respeito”, disse Izaías.
 
FUTURO
 
“Estou otimista em relação ao futuro. O pior já passou. Esses agentes que estão entrando agora são privilegiados. Eles vão gozar da boa fase. Acredito que o sistema penitenciário estadual está seguindo no caminho certo. Estou com muita fé, primeiramente em Deus, e depois nas pessoas que estarão no comando do governo estadual e da Sejus a partir de 2011. Também espero que o nosso sindicato continue trabalhando como tem trabalhado”, finalizou Izaías Fernandes.

http://www.rondoniaovivo.com/noticias/agente-penitenciario-diz-que-sistema-em-rondonia-tera-novos-rumos/71151

Nenhum comentário:

Postar um comentário