sábado, 12 de dezembro de 2009

Reconhecendo um bom lider ou um bom "chefe"

Um líder não é necessariamente o profissional que encontra-se no cargo elevado, como gerente, coordenador, diretor e etc. Existem líderes ocultos, aqueles que não estão em cargos gerenciais mas é considerado pela equipe como um líder, geralmente são aqueles funcionários que possuem “mais tempo de casa” ou mais experiência e conhecimento.
Uma turma de formandos na Academia Militar de West Point, nos EUA, participam de testes para “ensinar” o cérebro a liderar. Ficou pior do que já era a rotina dos alunos da Academia Militar de West Point, a elite dos aspirantes a oficial do Exército dos Estados Unidos. Eles vêm participando de uma experiência que parece extraída de um filme B de Hollywood. Com fios conectados à cabeça e fones de ouvido, cada jovem militar é confrontado com problemas hipotéticos variados, que envolvem o comando de um grupo de soldados e exigem concentração e capacidade de tomar decisões. Um líder orienta e faz a integração da equipe, ele comunica-se, ouvi e faz negociações e também planeja ações. 



O método de Balthazard ainda enfrentará um campo minado de dúvidas e saudável ceticismo, por parte de neurologistas, psicólogos e especialistas em treinamento. Ele evoca dúvidas muito comuns, existentes em qualquer organização e que já devem ter passado pela sua cabeça: seu chefe merece o cargo que tem? A organização em que você trabalha sabe identificar as melhores cabeças? Quais deveriam ser promovidas?  Seu chefe está no cargo por competência ou por "peixada"? Mais importante ainda: sua cabeça funciona do jeito certo, para que ele possa coordenar outras pessoas com facilidade e eficiência?
Entender o que se passa no cérebro é uma empreitada ambiciosa. Ensiná-lo a funcionar dessa ou daquela forma parece muito mais difícil ou seria impossível?. “Liderança envolve experiência, aprendizado, é um tema amplo demais. O próprio Balthazard apresenta suas dúvidas. Os pesquisadores foram buscar indivíduos que pudessem ser considerados bons líderes, entre empresários, banqueiros, advogados, médicos e chegaram a seguinte conclusão: “Líder” já nasce líder, ele não aprende a comandar, apenas aperfeiçoa seus modos, no caso, é o sujeito que podemos considerar bom chefe ou merecedor do cargo, por conseguir coordenar um grupo e fazê-lo atingir objetivos determinados, deixando os liderados satisfeitos enquanto perseguem uma meta comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário