Com informações, IAPEN/AC
O Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre - IAPEN – continua os investimentos na formação e qualificação dos Agentes Penitenciários. Nesta terça-feira, após três semanas de intensa preparação, foi concluído o Curso de Capacitação em Gerenciamento de Crises.
Elevar o nível de segurança dos estabelecimentos penais de todo o estado foi um das finalidades do curso que contou com a participação de 22 instrutores, entre eles, especialistas em várias áreas que vieram de fora do estado para ministrar o treinamento. O encerramento desta etapa do curso foi marcado por uma prova prática. A finalidade aproximar a preparação ao máximo da realidade. Os Agentes Penitenciários participaram de simulações para conter principio de rebelião, gerenciamento de crises, negociação e até o resgate de presos em celas.
Para parecer mais real o treinamento foi realizado dentro da Unidade de Senador Guiomard, que está em fase de conclusão. “ Esse treinamento qualifica mais o agente e vai contribuir em muito para o nosso trabalho”, disse o Agente Penitenciário Elias Galvão, um dos concludentes. Segundo o instrutor Marco Antônio Feitosa, que durante 31 anos dirigiu presídios em São Paulo, a preparação é fundamental em toda atividade, mas quando se fala na relação do cidadão com a população carcerária, a importância deste treinamento é incalculável “ O agente precisa estar atento, motivado e principalmente pronto para qualquer situação”. Ressaltou Feitosa.
Duzentos e sessenta Agentes Penitenciários participaram do Curso de Capacitação em Gerenciamento de Crises. Laélia Araújo, Assessora da Escola Técnica de Administração Penitenciária, destacou a importância do curso “ A intenção da Escola é capacitar e formar o agente para atuar as mais diversões situações” . Disse Laélia. O Diretor-presidente do Iapen Leonardo Carvalho, disse que a instituição vai continuar primando pela qualificação dos Agentes Penitenciários do Estado. “ Esse curso vai possibilitar o aperfeiçoamento dos serviços penitenciários e auxiliar na construção do sistema”. Conclui.
Os duzentos e sessenta Agentes Penitenciários que participaram desta capacitação foram divididos em grupos e treinados para atuar em situações de alteração de conduta de presos.
Fonte: ORB
Comentário:
O IAPEN está realmente de parabéns em proporcionar esse curso de aperfeiçoamento de seus servidores (Agentes Penitenciários) pois são eles os principais reguladores desse sistema conhecido como "bomba relógio"... gerenciar crise faz parte do dia-dia do Agente mas nunca é demais investir em cursos de aperfeiçoamentos.
Mas ouve algumas falhas que conseguimos notar, como é o caso de vários instrutores falarem a mesma coisa, passarem os mesmos vídeos, as mesmas imagens, etc... sem contar que alguns instrutores demonstraram não está preparado pra passar nenhuma informação; pois os Agepen's conhecem o sistema como ninguém e não é nada fácil querer enganá-los se fazendo que conhece sem conhecer! teve instrutor que aproveitou pra criticar os Agentes dizendo que o sistema tava ruim e que tudo que acontecia de errado no sistema penal acreano era nossa culpa, e que o padrão de segurança era quando a pm tomava conta da penitenciária... agora eu pergunto que padrão era esse ?!
Como todos sabemos existia vários vicios errados que contrariavam a LEP dentro do sistema, e que só foram corrigidos com a chegada dos Agentes! Rebeliões e fulgas eram constantes... mudamos muita coisa e ainda temos muito a melhorar, ninguém corrige erros que eram comentidos há anos de um dia para o outro!! e pra melhorar ainda mais só falta os agentes assumirem a segurança externa, ou seja, todo o sistema penal; e logo logo isso irá acontecer! Sabemos que essas mudanças irá aumentar ainda mais as criticas! não sebemos se isso ocorre por ciúmes ou inveja mas que chegamos pra colocar ordem na casa, isso sim estamos fazendo. Não é porque um instrutor diz que é melhor ser agente do que vender banana na rua que iremos nos sentir minimizado, falou mais dizendo que se nós estudassemos poderiamos conseguir coisa melhor como ser um pm, pc, bombeiro, trabalhar nos correios, em bancos, etc... infelizmente fomos obrigados a ouvir essa babozeira, mas como diz o ditado: É melhor ouvir isso do que ser surdo... mas nada mudou, pois acredito que ele percebeu que de nada adiantou querer nos diminuir... e deu pra ele notar que, modestia parte, em relação a sistema penitenciário, somos infinitamente melhores!!
Mas teve instrutores que mostraram conhecer o sistema tão quanto os agentes do Acre, como é o caso do Agente Penitenciário de São Paulo e instrutor Fábio, que realmente demostrou conhecer o sistema penal e passou várias orientações que irá nos servir.
Mas teve instrutores que mostraram conhecer o sistema tão quanto os agentes do Acre, como é o caso do Agente Penitenciário de São Paulo e instrutor Fábio, que realmente demostrou conhecer o sistema penal e passou várias orientações que irá nos servir.
Portanto essa é uma pequena conclusão do curso de gerenciamento de crise, é apenas um pequeno resumo da opnião dos Agentes de Cruzeiro do Sul; onde pequenos erros que aconteceram não tiraram a magnitude desse curso de aperfeiçoamento, mas pedimos a direção do IAPEN que nos próximos, selecione melhor seus instrutores, pois alguém querer enganar o papa, dizendo que sabe rezar, sem saber, não é nada fácil....
Fotos da Prática do curso de gerenciamento de crise
Nenhum comentário:
Postar um comentário