sexta-feira, 16 de abril de 2010

Presídios de AL passam às mãos de agentes

Todas as unidades prisionais do estado agora são dirigidas por agentes penitenciários, valorizando a categoria
 Gazetaweb, com assessoria

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) nomeou, Luciano Gonçalves Neto, para assumir o cargo de gerente geral da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, e Carlos André Cavalcante, para gerente de disciplina, ambos agentes penitenciários concursados. Com essa medida, 100% das unidades prisionais de Alagoas passam a ser dirigidas por agentes penitenciários concursados.

Com o propósito de valorizar a categoria, o intendente geral do sistema penitenciário busca, desde a sua nomeação, passar à gerência geral, administrativa e disciplinar dos presídios alagoanos, para agentes concursados. “Desde quando chegamos aqui, presenciamos quão qualificados eram todos os classificados no concurso público. O nível de qualificação é muito alto e foi isso que nos chamou a atenção”, elogiou Dário Cesar, intendente geral.

A experiência tem apresentado resultado satisfatório. “O Baldomero Cavalcanti é o nosso maior presídio e, por isso, precisa de um maior cuidado. A então direção vinha fazendo isso e conseguiu organizar a casa, deixando-a em condição de ser assumida por um servidor da instituição. Por isso, chegou a vez de darmos a mais um agente a oportunidade de gerir essa unidade prisional”, explicou Dário.

Em quase 8 meses de atuação, as mudanças foram feitas de forma natural. Aos poucos, cada unidade foi ganhando gerentes novos e com capacidade para tal. “Não vemos nenhuma restrição em colocar nas mãos dos agentes a responsabilidade de gerir um presídio, fazendo jus ao concurso prestado no ano de 2006”, declarou o intendente.

Na Casa de Detenção de Maceió, no Presídio de Segurança Média de Maceió Professor Cyridião Durval e Silva, no Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, no Presídio de Segurança Média de Arapiraca, Desembargador Luiz de Oliveira Souza; e, por fim, no Estabelecimento Prisional Santa Luzia; as gerências já eram ocupadas por agentes penitenciários concursados. 

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=202525

Nenhum comentário:

Postar um comentário