domingo, 11 de julho de 2010

FUTEBOL PRESENTE NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS EM TARAUACÁ

Nesta sexta feira estive visitando o Presídio Moacir Prado, na companhia do amigo F. Salles, a convite da direção da unidade. Fui participar da fase final de um projeto de ressocialização de presos através de atividade esportivas. Um Campeonato de futebol sendo realizado num campinho de terra batida localizado nos fundos do presídio. Foram duas partidas interessantes. A primeira decidiu quem seriam os classificados em 3º e 4º lugares e a segunda decidiu o campeão e o vice.

Fomos muito bem recebidos pela Professora Pedagoga Luciana Silva que, diariamente, dedica parte de sua vida na ressocialização dos detentos. Professoras, Advogada, Pedagoga, Assistente Social completam o time da equipe que presta serviço no presídio.

Logo percebi a presença de um número expressivos de agentes penitenciários, profissionais essenciais e indispensáveis dentro de um presídio, e que, na maioria das vezes, colocam suas vidas em risco para zelar pela tranqüilidade e segurança da própria sociedade. Na verdade, um grupo de jovens com a grande responsabilidade de manter a ordem e a segurança do local. Uns cuidando da portaria, outros da segurança interna dos pavilhões e todos participando do processo de ressocialização com os detentos. Mais adiante o Diretor Advogado Célio Frazão nos deu as boas vindas e, depois de passarmos pela revista, fomos direto para o campo de futebol. 

Logo que os atletas entraram em campo percebi que se tratava de um presídio onde a maioria de seus presidiários são jovens que se envolveram diretamente ou indiretamente com o tráfico de drogas. Muitos deles reincidentes.

Foram duas partidas realizadas debaixo de um sol escaldante sob os olhares da direção do presídio e toda a sua equipe de Trabalho.

Conheci também Leonardo Carvalho, o jovem Diretor-Presidente Estadual do Instituto de Administração Penitenciária, que está em Tarauacá com uma equipe de profissionais do instituto, para entregar material e equipamentos, discutir o funcionamento da unidade e conversar também com os detentos. Leonardo participou também do evento e não mediu palavras para elogiar o trabalho da atual direção em Tarauacá.

No final do evento percebi que não havia somente alguns atletas vencedores naquela manhã. Na realidade, todos estavam com a sensação de campeões por terem tido a oportunidade de contribuir com a ressocialização daqueles jovens.

Fomos ao presídio, em nome da nossa Rádio comunitária, também com o objetivo de anunciar a criação de um programa exclusivo destinado ao IAPEN.
Será um programa semanal para divulgação das ações desenvolvidas na unidade.

O próximo projeto a ser realizado no presídio deve ser em parceria com a nossa rádio e, provavelmente,  será na área de musica.

Fonte: http://acciolytk.blogspot.com/2010/07/futebol-presente-na-ressocializacao-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário