segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tentativa de fuga em Maringá

Inspirados em uma fuga bem-sucedida que aconteceu na quinta-feira (31), dois presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Maringá tentaram escapar na madrugada deste sábado (2). Eles usaram a mesma estratégia dos internos que conseguiram fugir: quebrar o vaso sanitário para cavar um túnel com acesso ao jardim da unidade. A nova ação, contudo, foi notada pelos agentes penitenciários, que impediram a fuga.

O flagrante aconteceu por volta das 4h, quando os presos já estavam cavando o túnel. O vice-coordenador do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), André Kendrick, reconheceu que a nova tentativa foi inspirada na fuga de quinta (31). "Neste período mais festivo do ano, os ânimos dos presos ficam exaltados e é mais comum a ocorrência de fugas".

Policiais militares foram chamados no começo da manhã para ajudar a revistar as celas. As áreas que representavam risco de novas fugas foram isoladas e o policiamento na cadeia, reforçado. As visitas que estavam marcadas para este sábado (2), porém, foram mantidas.

A ação de quinta (31) também aconteceu durante a madrugada. Dois presos retiraram o vaso sanitário da cela e cavaram um buraco, pelo qual tiveram acesso ao jardim da prisão. Em seguida, com o auxílio de uma corda artesanal, chamada de teresa, eles pularam o muro da unidade e chegaram à rua. Os carcereiros só sentiram falta dos internos por volta das 5h30, após realizaram a contagem dos presos. Os fugitivos permanecem foragidos. O CDP tem capacidade para receber 912 internos e hoje comporta cerca de 900.

Fonte: Portal RPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário